quinta-feira, 19 de março de 2020

O Saxofonista



Começo mais um dia
Em minha rotina de desânimo e agonia
Parece que não superarei essa situação
A cada dia mais um passo à minha destruição

Chegando ao metrô abarrotado de gente
Vejo um saxofonista à minha frente
Imediatamente me encanto com sua melodia
E o som vai me enchendo de comoção e alegria

Fazia tanto tempo que não me sentia bem
Em minha mente só havia tristeza e desdém
Mas fico tão agradecido com o homem do saxofone
A generosidade e retribuição me consomem

Eu retiro uma nota de cem do meu casaco
A alta quantia lhe deixa assustado
Então começamos a conversar
E de sua vida ele começa a falar

Ele me diz que o sax era de seu sogro
Que já havia falecido há alguns anos
Em seu celular ele me mostra uma mulher bem bonita
E me revela dizendo que era a sua filha

Não sei o que me aconteceu
Mas era como se a jovem mulher
Fosse a melodia viva do saxofonista
A melodia viva encarnada em sua filha

Indiscreto eu pergunto se ela era casada
Seu pai me informa ela ser descompromissada
Eu lhe pergunto se podemos ter um encontro
O saxofonista ri sem ver maldade em meu encanto

No fim de semana a conheço pessoalmente
A garota era linda e muito sorridente
A melodia viva me despertava paixão
Em seu olhos ela sabia o que se passava em meu coração

Hoje já fazem três anos
Desde quando nos casamos
A vida nos presenteou com uma menininha linda
A beleza de minha esposa em minha filha

Pouco tempo depois meu sogro adoece
E seu saxofone ele me oferece
Disse para eu cuidar da minha família
E que seu sax era tudo o que ele tinha

Ele falece me desejando sorte
Eu o contemplo em seu leito de morte
Em seu funeral eu apenas chorava
O seu legado comigo ficava

O saxofone eu aprendi a tocar
As melodias me faziam sonhar
Algo no instrumento me é hipnotizante
Devo continuar a música iniciada antes

Toco na estação de metrô há vinte anos
No mesmo lugar onde eu e meu sogro nos encontramos
A melodia que tanto me agradou
E minha vida que desde então mudou

Mas as pessoas andam tão ocupadas
E minha música elas não notavam
E nessas duas décadas que toco o instrumento
Em nenhuma delas despertei o mesmo sentimento

Até que um dia um jovem se aproximou
E em seus olhos vi que se fascinou
Ele me agradece com uma quantia que me faz me assustar
E alegremente começamos a conversar


Um comentário: