sábado, 28 de março de 2020

A Partida Para o Além



Sentada ao lado da cama no hospital
A saúde da minha avó ia muito mal
Com lágrimas no rosto eu seguro sua mão
Ouço na máquina as batidas de seu coração

Há uma semana vejo seu quadro piorar
A idade avançada fez a doença se agravar
Para me proteger ela finjia que não estava sofrendo
Sou só uma criança e não entendia o que estava acontecendo

Minha avó era a irmã mais nova de oito irmãos
Uma família grande que veio do sertão
Todos já faleceram, ela é a última que sobrou
E me diz “minha neta, acho que minha hora chegou”

Minha mãe era muito jovem ainda
E não estava preparada para ter uma filha
No meio da noite ela abandonou sua família
E fugiu pelo mundo com uns anarquistas

Nunca mais a vi desde então
E minha avó se tornou minha mãe de criação
Nove anos me criando com amor e carinho
Eu adorava tanto tê-la comigo

Mas agora não sei o que será de mim
Se esta noite a minha avó partir
Ela era tudo o que eu tinha
E eu não queria ficar sozinha

Horas se passam
As dores se alastram
Eu choro em lamento
Tenho tanto medo

Não sei o que aconteceu, eu devo ter adormecido
Mas acordo no meio da noite com um apito contínuo
A máquina indicava uma parada cardíaca
Naquele momento minha avó perdia sua vida

Então diante dos meus olhos eu vejo manifestar
Em pavor eu via mas não conseguia acreditar
Vento sopra ao redor de seu corpo falecido
E o quarto é iluminado por seu lampejante espírito

Minha avó se senta na beirada da cama e sorri
Mas seu corpo continuava deitado ali
Ela passa a mão em meu rosto e diz que está tudo bem
E diz que os irmãos dela estavam ali também

Olho para trás e vejo os outros sete na porta
Eles vieram buscá-la depois de morta
Vovó diz para eu não ter medo porque sempre estará comigo
E diz que uma surpresa já estava vindo

Semelhante a uma tocha reluzente minha avó caminha
E se reúne novamente com sua família
Eles se beijam e se abraçam com grande alegria
E ela se despede dizendo “adeus, minha netinha”

Então, em um clarão eles desaparecem de repente
E o quarto fica silencioso e escuro novamente
O corpo de minha avó estava estático e sem vida
E eu percebo como sua mão ficava fria

Eu choro, eu choro tanto em agonia
“Vovó, por que você me deixou aqui sozinha?”
“Quem me levará para escola, quem me dará de comer?”
“Quem me protegerá se alguém um dia me fizer sofrer?”

Enquanto choro com grande tristeza
No corredor ouço alguém chamar a enfermeira
Vejo um homem loiro vestindo um casaco
Ele gesticulava com um olhar preocupado

O homem pergunta:
“É aqui que estão uma senhora e uma garotinha?”
A enfermeira pergunta “o senhor é da família?”
O homem responde “sim, eu posso falar com a menina?”
A enfermeira pergunta “por quê?”
Ele responde:

“É minha filha”



Nenhum comentário:

Postar um comentário