sábado, 4 de fevereiro de 2017

Sentado Aos Teus Pés




Tenho nove anos
E vivo com minha mãe
Todos os dias eu acordo
E observo o retrato do meu pai

Sempre pergunto porque meu pai foi embora
Mas minha mãe sempre me ignora
Às vezes eu a irritava tanto que ela respondia
Que quando crescesse eu entenderia

“Por que não sou como meus amiguinhos?”
“Que tem um pai para lhes dar carinho?”
“Por que sem ele me sinto tão carente?”
“Por que o amor de minha mãe não é o suficiente?”

Sinto tanta saudade do meu pai
Eu sei que não o verei jamais
Observo tanto seu rosto no retrato
Queria tanto que estivesse ao meu lado

De manhã um homem apareceu no parquinho
E sussurrou para mim bem baixinho
Ao olhar para ele logo o reconheci
Era o meu pai que me chamava ali!

Eu grito em surpresa e euforia
E ele me abraça com muita alegria
Como ele estava diferente naquele terno
Eu pude perceber o quanto ele estava velho

Pergunto porque ele veio me visitar
Mas ele diz que muito tempo não podia ficar
Sem me importar brincamos o dia inteiro
Aquele foi meu dia mais perfeito

Passamos a tarde inteira conversando
O céu estava tão lindo com o sol brilhando
Então o pergunto por onde ele esteve
E ele me conta as aventuras que teve

Sentado aos seus pés
Ouvia tudo com espanto e adoração
Ele diz que já cruzou os oceanos de barco
E que já viajou de avião

Diz que já apostou corrida de carro
E que até já andou de elefante
Disse que tinha tatuado meu nome em seu braço
E que pensava em mim em todo instante

Com meu queixo apoiado em minhas mãos
Eu ouvia tudo com atenção
Meu pai gesticulava enquanto falava
E tudo o que dizia eu imaginava

E como eu adorava ter ele perto de mim

Então a conversa muda de direção
E ele não falava mais com empolgação
Meu pai falou de suas mágoas
Em seus olhos pude ver que haviam lágrimas

Lamentou-se por ter ido embora
Disse que ser pai não era sua hora
Que era imaturo demais para se casar
E com minha mãe ele não queria ficar

Chorou por não poder
Estar por perto para me ver crescer
Disse que se pudesse voltar novamente
Teria feito tudo diferente

Então meu pai me abraça
E chorava enquanto falava
Eu não sabia porque me abraçava forte
Mas sabia que a dor que sentia era enorme

Ao me beijar no rosto ele diz:
“Filho, me perdoe pelo o que eu fiz”
“Papai cometeu alguns erros na vida”
“E o maior foi não assumir minha família”

“Filho, papai sente tanto”
“Por não poder vê-lo andando”
“Por não te dar presente de natal”
“E não o protegesse quando lhe fizessem mal”

“Me perdoe por não leva-lo à escola”
“E por não ensina-lo a jogar bola”
“Me perdoe por nunca vir visita-lo”
“E nunca ligar em seu aniversário”

Mesmo sem entender sua tristeza
Eu não quero que meu pai me esqueça
Eu o abraço e choro também
Porque sem ele eu não queria ficar sem

Me levando de volta para casa
Eu corro e abro o portão
Ao ver minha mãe ele diz que não entraria
Porque diz que minha mãe não entenderia

Eu o abraço e nos despedimos
Eu queria tanto tê-lo comigo
Eu o pergunto se amanhã ele voltaria
E ele responde que comigo sempre estaria

Ao abrir a porta minha mãe me abraça
E assustada me pergunta onde eu estava
Então eu alegremente respondo
Que passei o dia com meu pai, brincando

Minha mãe me faz um olhar de espanto
Eu não entendo o que a assustou tanto
Disse que naquela tarde recebeu a notícia
E que ao chegar em casa me contaria

Meu pai havia falecido em um acidente de carro
Ela disse que tudo aconteceu muito rápido
Meu pai foi levado para o pronto-socorro
Mas ao chegar lá ele já estava morto

Eu não acreditei no que ela dizia
Meu pai disse que comigo sempre estaria
Como ele pôde ter morrido mais cedo
Se brincamos juntos o dia inteiro?

Mas ela não mentia
Tudo aconteceu como ela dizia
Por muito tempo fiquei sem emoção
Ainda confuso com a situação

Passei vários dias chorando
E eu chorava tanto e tanto
Corria para atender quem batia à porta
Achando que era ele que estava lá fora

Por muitas noites eu não dormi
Queria procura-lo, mas não tinha para onde ir
Mamãe não gostava de me ver sofrer
Meu pai ao meu lado era tudo o que eu queria ter

Aquela foi sua despedida
Foi o melhor dia da minha vida
Desde o breve encontro que se acabou
Meu pai foi embora e nunca mais voltou
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário